![](https://cdn.myportfolio.com/ac49647219abe82609fcf8b54c4011c6/ac7a7157-f8fc-4814-aeb2-463be9c66cad_rw_3840.jpg?h=bcc58152feeb6d7628b596c729d20bf8)
![](https://cdn.myportfolio.com/ac49647219abe82609fcf8b54c4011c6/a405064e-1a2f-44a3-aadb-656a990c6052_rw_1200.jpg?h=3a7da43daeaf213261eb9a872ec7c774)
![](https://cdn.myportfolio.com/ac49647219abe82609fcf8b54c4011c6/3f162873-a7b0-4648-b4ad-0dbd6613567e_rw_1920.jpg?h=853fe0bdbe4dce1ed3e8430c63568bf0)
O Programa de Extensão “Núcleo Griot: design, tradição e inovação” é um catalizador de projetos de design que promovem o diálogo entre tecnologias contemporâneas, cultura vernacular e os saberes e fazeres tradicionais. Tem como objetivo, a construção de redes criativas, formadas por artistas, designers e produtores locais. Visa documentar e difundir a cultura do estado da Bahia por meio de sistemas, serviços e/ou produtos/obras de arte originais. Atualmente, possui dois projetos vinculados: “Tiragem: laboratório de livros”, uma editora de livros de artista; e a “Teciteca: grupo de pesquisa têxtil da EBA”, um projeto que pretende mapear, documentar e disponibilizar para consulta, a produção têxtil do estado. A identidade visual do Núcleo Griot” é inspirada no baobá, árvore originária da ilha de Madagascar. Esta árvore, que pode viver milhares de anos, representa, assim como os tradicionais griots, uma espécie de guardiã dos saberes e fazeres culturais, para os povos que vivem/viveram nas áreas próximas aos países que hoje conhecemos como Guiné-Bissau e Senegal. O símbolo faz referências às conexões rizomáticas das redes contemporâneas e busca evidenciar as ideias de “memória”, “identidades”, “redes” e “novas tecnologias”, como principais conceitos da marca.